Cid"AND"dania

Núcleo Bola na Mão, Amigos do AAAC

Projecto anteriorOportunidades - cria o teu emprego
Próximo ProjectoProjecto MANICÓMIO

Designação do Projeto: Cid"AND"dania

Entidade promotora: Núcleo Bola na Mão, Amigos do AAAC

Eixo de intervenção: Intervenção em bairros prioritários / Mobilidade Solidária

Área Geográfica de Implementação: A. M. Lisboa

Padrinho/Madrinha: Rui Jorge Torres Lopes (Sotécnica)

Resumo do projeto:

O acesso à prática desportiva não deve ser condicionado por questões financeiras, culturais ou sociais.

O desporto é um veículo de integração social relevante que serve para romper com os ciclos de reprodução social negativa, assim o acesso ao mesmo deve constituir-se como veículo que permita anular a dificuldade de integração na comunidade.

Pretende-se através deste projeto possibilitar a prática do desporto coletivo, neste caso o Andebol, a crianças e jovens institucionalizados, de bairros sociais e de génese ilegal e/ou clandestina. Através da prática da modalidade, permitir a integração social e aquisição de valores coletivos, aumento de autoestima e resiliência e consequente integração na comunidade.

Salientar que estas crianças e jovens por circunstâncias diversas, umas por residência em lares afastados dos seus familiares e outras por que residem em bairros socialmente desfavorecidos, são estigmatizadas e autoexcluem-se da comunidade em geral.

A escolha do escalão etário é propositada e tem a ver com a prevenção de comportamentos desviantes, pois sabemos que é na fase da pré-adolescência e adolescência que há mais probabilidade de aquisição desses comportamentos, sendo a prática desportiva uma das melhores formas de os eliminar.

 

Objetivos do projeto:

Divulgar e promover a prática do Andebol a 30 crianças e jovens.

Conseguir que no final do projeto 80% desta população sejam atletas federados do clube. Conseguir que 60% prossigam a prática da modalidade até à idade adulta.

Efetuar a integração social destes jovens com a restante comunidade Almadense (Atletas, Treinadores, Dirigentes e Pais).

 

Projecto anteriorOportunidades - cria o teu emprego
Próximo ProjectoProjecto MANICÓMIO